top of page

O que fazer sobre um segredo revelado numa Constelação?


O que fazer sobre um segredo revelado numa Constelação?

Eu daria um tempo.

Penso e sei que quando se traz a tona algo que pareça um segredo, Primeiro, ele saiu de uma zona de desconhecimento, e aqui leia-se exclusão, para uma lugar de conhecimento, ele é visto.

E, isso por si só, e independente da minha vontade, já ganha movimento dentro do sistema familiar. Algo, finalmente, pode olhar para o futuro, pra frente.

Segundo, toda uma sintomatologia pode vir posteriormente a essa "revelação", e isso tb é natural, seja um expurgo, uma catarse emocional ou física, pois todo segredo se revela, invariavelmente, em um trauma experenciado por alguém da família, antepassado ou mesmo dos nossos pais. E, esse trazer a luz o trauma afronta a consciência familiar (a boa consciência como diria Bert Hellinger), e nos faz nos sentirmos culpados, como q traindo uma propositura sólida no seio da nossa família (era seguro manter algo em segredo).

Terceiro, se tentarmos medir a gravidade de um segredo, tomando como mais ou menos importante, e por isso querermos fazer imediatamente algo, podemos estar nos precipitando num novo julgamento sobre o mesmo fato, já que esse fato já foi alvo de julgamento, critica ou exclusão no passado.

Bom, por isso, eu daria um tempo, pois o movimento que traz a tona o segredo e dá vazão a ele é o Movimento do Espírito que zela pra que as relações se reconstituam pela ótica do Amor, e não mais do medo, da duvida ou do preconceito.

Aguardar não quer dizer não ligar, não se importar.

Posso antes de qualquer ação, assumir uma postura intima, de acolhimento, aceitação e respeito pelo que se apresentou como um segredo revelado. Assim, tb contribuo com todos os envolvidos.

Passa um tempo, e algo por si pode se mover, com uma nova força.

No entanto, não posso dar opinião direta sobre as imagens vivenciadas num trabalho de constelação, e respeito o trabalho de todo o constelador, e tb a decisão de toda pessoa quanto o caminho q se possa decidir seguir em relação a movimentos experenciados em constelações que evidenciaram a existência de um segredo.

O comentário q faço está ligado também as minhas próprias experiências. Só alcancei força nova ao aguardar, mesmo suportar, os movimentos vindos de fatos secretos vivenciados numa Constelação. O mesmo se deu quando, após a Constelação, algo me foi recontado trazendo a verdade, ou seja, desvendando um segredo que dizia respeito a mim. Incluí. Dei espaço. Todo segredo guarda uma verdade que cura.

Rita Paula Tyminski Constelar é Viver São Paulo Palhoça Londrina

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page