top of page

É só uma frase? I Constelações Familiares


Quando um grupo de constelação se inicia, o facilitador espera os movimentos dos representantes, e o facilitador faz isso SEM INTENÇÃO, SEM MEDO E SEM EMOÇÃO. Ele se coloca como observador e aguarda. Até que algum movimento, alguma aproximação ou alguma repulsa de algum representante abra a oportunidade para que uma frase seja trazida.

Esta primeira frase, como por ex., EU POR VOCÊ, EU SIGO VOCÊ, FAÇO ISSO POR VOCÊ, PAPAI;

São frases que expressam um movimento sistêmico que já estava lá, que já estava sendo vivido dentro dessa família, ou seja, esta pequena frase, só traz a luz, aquilo que já existe, aquilo que já é.

Nesse primeiro momento, esta frase demonstra a existência do emaranhamento familiar, a existência de uma dinâmica, muitas vezes oculta, e muitas vezes uma postura, um comportamento do integrante famíliar representado no campo, que não se tinha sequer, consciência, conhecimento.

Então, nesse primeiro momento fica evidenciado o vínculo, o emaranhado, vem a tona a possível conexão com algum destino difícil com algum ancestral, quando se diz a frase: - EU SIGO VOCÊ.

Em verdade, o ponto mais importante que se toca quando se diz essas frases é a LIBERAÇÃO DO AMOR. A evidência do Amor, o ato de amor vem a luz, é reconhecido.

Quer dizer, se eu estou num emaranhado familiar, se fica evidente que eu sigo o destino muitas vezes complicado de algum ancestral, por ex., a má fortuna de algum ancestral, e tenho comportamentos que evidenciam este meu emaranhado familiar, e eu coloco uma frase, e fica claro, que alí, acima de tudo, há Amor, mesmo quando eu assumo, inconscientemente, mesmo por um acordo implícito dentro do meu sistema familiar ( em virtude de uma lealdade invisível), esta frase tem o efeito maravilhoso de deixar-se ver o amor nessa família.

A constelação segue, e ainda, outras frases podem ser trazidas, quando outras conexões também se mostram, e tenham ligação com o tema que o cliente trouxe.

A constelação caminha e então, novamente, frases podem ser trazidas, estamos num segundo momento, quando se mostra que a SOLUÇÃO começa a se delinear na constelação.

Uma frase bastante comum que é dita porque tem uma força de atuação dentro da dinâmica sistêmica é EU DEIXO O QUE É SEU COM VOCÊ, ou EU SOU A PEQUENA, VOCÊ É A GRANDE, ou EU NÃO POSSO COM ESSE DESTINO.

São frases poderosas porque dão início `a SOLUÇÃO do emaranhado, à dinâmica que ficou evidenciada naqueles primeiros movimentos dos representantes, e também, e acima disso, essas frases trazem a ordenação à desordem experimentada no tempo naquela família anteriormente, trazem a ORDEM novamente ao sistema.

Trazem também, dependendo dos movimentos demonstrados, a reconexão ao que estava fora do PERTENCIMENTO por ter algum membro experimentado uma desconexão, algum rechaçamento, algum esquecimento pelos familiares do pequeno ou do grupo maior da família.

pode-se também se restaurar o equilíbrio entre o DAR E O TOMAR, com frases como EU TOMO APENAS O ESSENCIAL DE VOCÊ, O MAIS O FAÇO POR MIM MESMO.

Bert Helling, em suas obras, adverte que para sabermos se as frases trouxeram efeitos, devemos atentar para a EFICÁCIA da frase que foi trazida, então por ex., quando o representante, ou mesmo já o próprio cliente diz: DEIXO ISSO COM VOCÊ, o facilitador pode perguntar, e comumente pergunta: - Isso fez sentido para você? Isso fez sentido pra você, ou foi indiferente, como é quando você diz isso? E se a pessoa diz: - Que alívio, parece que desprendeu algo de mim!

Então essa frase trouxe algo benéfico, geralmente, O SINTOMA que vinha sendo trazido durante a constelação, nesse momento, sede espaço.

Muitas vezes, o representante já havia dito: - Parece que há um nó na minha garganta, ou - Tem um peso em minhas pernas. E, quando essas frases que levam ao caminho da solução são ditas, o representante deixa claro, muitas vezes, - Puxa, agora senti um alívio em minhas pernas, no meu peito ou a respiração melhorou.

Então, nisso aponta que aquelas frases foram eficazes para quela constelação.

Caso o representante não perceba uma modificação com estas frases, necessário continuar testando outras frases, com tato, esperar por um sentido, muitas vezes intuitivo dentro do campo, ou mesmo trazer um novo elemento representando algo mencionado no campo. Tudo com cuidado e respeito.

Já com as NOVAS CONSTELAÇÕES, as frases são cada vez menos faladas e repetidas, porque se deixa que o fluxo daqueles movimentos sigam e que os próprios movimentos tragam em si a solução sistêmica, e que uma, uma frase apenas, quando finalmente dita possa liberar num nível emocional, físico e espiritual o indivíduo do tema.

Lembrando que as frases que dizemos outras pessoas, ou que ouvimos delas, em geral, em qualquer ambiente, que não apenas em um campo de constelação podem ser danosas emocionalmente, como também trazer efeitos bastante sanadores, um exemplo disso, é de uma pequena história que Bert Hellinger traz em seu livro A SIMETRIA OCULTA DO AMOR, onde conta que uma criança havia sido arremessada contra a parede por sua mãe, durante uma crise de esquizofrenia dela. O pai preocupada leva ambos, mãe e filho ao médico. A criança fica na ante sala esperando, enquanto os adultos conversam no consultório. Dado momento, o médico abre a porta, olha pra criança, e esta que não tem 3 anos completos, ouve dele uma frase, que depois de muitos anos já adulto, confirma ter efetivamente escutado, sem ter sido realmente ditas: "- VOCÊ VAI CONSEGUIR." Nada mais, Essa foi a âncora a que ele se agarrou a vida inteira.

A autora

Rita Paula Tyminski Xavier

Advogada,

facilitadora em Constelação familiar

Pós graduando na Helllinger Schulle em Constelações Familiares

Youtube Paula Tyminski

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page