top of page

A pessoa ciumenta deseja inconscientemente que o parceiro se vá.


"Às vezes, o ciúme aproxima ainda mais o casal, (...) Mas em geral, faz o contrário, afasta os parceiros.

Se você tem crises de ciúmes, observe a situação honestamente e talvez descubra uma secreta pressão sistêmica empurrando-a para longe de seu parceiro. A pessoa ciumenta deseja inconscientemente que o parceiro se vá.

Existem inúmeras dinâmicas sistêmicas inconscientes que nos induzem a repelir nossos parceiros:

  • Para confirmar uma antiga crença de que não merecemos o amor, por exemplo, ou de que iremos causar infelicidade. Certas pessoas tem medo de serem abandonadas e, inconscientemente, afastam os parceiros. Criam o que receiam, como se o abandono fosse preferível à separação voluntária.

  • Para ser fiel às crenças e exemplos da família; digamos, agir como agiram os pais quando não conseguiram se aceitar plenamente, quando se separaram ou quando um deles morreu no começo do relacionamento.

  • Para operar uma identificação inconsciente com outra pessoa prejudicada pelo sistema. Por exemplo, uma mulher não se casou porque tinha que cuidar dos pais mais velhos. Sua jovem sobrinha identificou-se inconscientemente com ela e também não se casou.

  • Para cumprir uma obrigação pessoal. Um homem abandonou a antiga família para assumir o atual relacionamento. A segunda esposa muito enciumada, quis abandoná-lo também. Na constelação familiar, percebeu claramente que se sentia obrigada para com a primeira família do marido, solidária com ela.

Muitas vezes, quando um dos parceiros tem ciúmes, o relacionamento já terminou, mas eles não o admitiram ainda ou não querem admiti-lo. Se se dispuserem a isso, não raro é possível retomar a parceria depois que o ciúme desaparece; mas isso exige que enfrentem as pressões sistêmicas que os estão distanciando. Muitas vezes, eles precisam enfrentar experiências dolorosas, talvez culpa, solidão, medo de perdas, inadequação.

Os parceiros podem dizer um ao outro: " Cedo ou tarde, vou perder você."

Essa é uma frase difícil de dizer com sinceridade, mas pode devolver a ordem ao relacionamento.

Frequentemente é impossível para os parceiros restaurar o relacionamento depois que o ciúme veio a tona. Devem então escolher entre dois tipos de dor: o da separação ou o da manutenção de uma parceria pouco satisfatória. Se optarem pela segunda, melhor será aceitar as coisas como são do que alimentar esperanças de que tudo irá mudar.

A pior escolha que podem fazer é permanecer num relacionamento desgastante esperando que um dia seja diferente.

No entanto, esse é o caminho que a maioria dos casais prefere."

Esse recorte é do livro A Simetria Oculta do Amor, de Bert Hellinger. A ideia principal do tema do ciúmes é que o ciumento em geral está imerso em dinâmicas familiares as vezes ocultas, e por outras evidentes mas não conscientes. Dinâmicas essas que levam o ciumento a afastar, ferir ou mesmo sufocar a pessoa amada.

O ciumento sabe que tem um comportamento irracional, mas não consegue parar.

As Constelações trazem a possibilidade de se evidenciar o papel, a missão do ciúmes dentro da estrutura familiar, apontando para a desordem, para a descompensação existente nele.

Num exemplo dentro do livro mencionado, Bert num grupo terapêutico interrompe uma esposa que discorria sobre suas atitudes ciumentas, e diz:

"Você vai perder seu marido cedo ou tarde, Aproveite-o enquanto é tempo."

Dias depois, o marido telefonou para Bert e disse:

"Voltei a ter uma esposa, muito obrigada."

***************************************

A autora é facilitadora em Constelação Familiar em São Paulo, capital e em Londrina, Pr.

Rita Paula Tyminski Xavier -

youtube - Paula Tyminski

Obra citada: A SIMETRIA OCULTA DO AMOR, BERT HELLINGER COM GUTHARD WEBER E HUNTER BEAUMONT, EDITORA CULTRIX

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page